sexta-feira, 16 de março de 2012

Dicas muito interessantes para os estrangeiro no Brasil.




Nonato Almeida
economia@oestadoce.com.br

Investimentos de estrangeiros no Brasil crescem 25,9% em 2011, em relação a 2010. De acordo com dados do Ministério do Trabalho as autorizações para estrangeiros no Brasil cresceram 25,9% em 2011, em relação a 2010. Esse resultado mostra que, no ano passado, 70.524 profissionais estrangeiros receberam visto para entrar no Brasil, contra 56.006, em 2010. O destaque foram os empregos ligados à extração de petróleo, que lideraram a preferência dos temporários. Para este setor foram concedidos, no ano passado, 17.738 vistos temporários.

CRISE DE 2008
Segundo o orientador de excelência pessoal Luiz Cláudio Gomes, esse crescimento de estrangeiros no Brasil se deve à crise financeira em 2008, que gerou uma forte recessão na economia norte-americana, com o consequente abalo no mercado europeu e o aquecimento do mercado brasileiro como uma economia emergente.
Gomes acredita que desvalorização do dólar e a crise internacional foram importantes para esse crescimento. “Esses fatores foram importantes, mas o pré-sal e os grandes eventos, como a Copa do Mundo e das Olimpíadas, trouxeram os holofotes para o Brasil”, destaca ele, acrescentando que “eles [estrangeiros] procuram a prosperidade e hoje o Brasil é visto como a Ilha da Prosperidade”.

PERMANÊNCIA NO PAÍS
Ao falar sobre o tempo médio de permanência desses estrangeiros no Brasil, Luiz Cláudio explica que pode variar de acordo com a função que o estrangeiro vem a desempenhar aqui, que pode ser de 30 dias a dois anos ou, até mesmo, vistos permanentes. Entre as nacionalidades mais presentes no Brasil, estão os norte-americanos, tendo um aumento dos portugueses, espanhóis, bolivianos, paraguaios, chineses e os haitianos, por questões humanitárias. Para este ano a previsão é que o número aumente ainda mais, devido aos shows internacionais, cruzeiros e os grandes eventos. “A proporção deve ser de 40% em relação ao mesmo período do ano passado”, observa o orientador.

MERCADO DE TRABALHO
A remuneração destes trabalhadores pode variar, dependendo da função a ser desempenhada. Muitas atividades são contratuais, com período de dois anos e outros avulsos variando entre 30 a 90 dias. Para se dar bem no País, além de dominar o português e o inglês, “o interessante é que eles tenham uma especialização em áreas que o Brasil está carente e a engenharia é uma delas”, observa o orientador.

Os segmentos que mais absorvem esses profissionais são os seguintes: área técnica e tecnológica. Contudo, ao analisar o impacto para a mercado de trabalho local, Luiz Cláudio acredita que a presença estrangeira não prejudica a geração de empregos no Brasil. “A vinda desses trabalhadores vem para suprir uma demanda, além de trazer conhecimento em áreas onde não temos profissionais qualificados”, ressalta.
Porém, ele admite que o Brasil esteja importando mão-de-obra, enfatizando que, ao mesmo tempo, esteja acontecendo a qualificação dos profissionais brasileiros.

fonte: http://www.oestadoce.com.br/?acao=noticias&subacao=ler_noticia&cadernoID=8&noticiaID=64623

tags: Visto para estrangeiro, visto de trabalho, trabalho estrangeiro, estrangeiro no brasil, investimento no brasil, investidor no brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário